domingo, 13 de agosto de 2017

A Igreja de Menino Deus Como a Materialização da Fé no Município de Itatira-CE.


Parte 1

  Esse texto procura refletir sobre uma questão do universo religioso do município de Itatira que é tida como sagrada pelos populares pertencentes a igreja católica. A igreja de Menino Deus além de um lugar de manifestações religiosas, representa nesses 147 anos de história a demarcação de um tempo coletivo e a construção de uma identidade para o município de Itatira.
No ano de 1870 em um povoado com o nome de Belém próximo a serra da Mariana, foi fundada uma capela dedicada a Menino Deus e assim as primeiras manifestações de fé surgiram. Explicar a relação do povo Itatirense com Menino Deus transcende os limites da razão e da sabedoria, para entender é preciso ter fé, capacidade de desprendimento e doação, mas acima de tudo acreditar no milagre da vida, afinal para o povo de Itatira celebrar Menino Deus é um orgulho de sua religiosidade, é uma necessidade que alimenta a alma e que revive o passado mantendo viva a memória da população. Resgatar essa história nos permite conhecer de que forma se deu a fundação da inicialmente Belém nas margens dos rios Curú e Banabuiú.
A inicial convivência dos colonizadores desta terra, sem grandes interferências externas deu origem a uma cultura única e peculiar e com ritmo próprio seus habitantes vindos dos mais diversos lugares, com diferentes trajetórias, construíram um modo de sobrevivência nesse espaço e esse quadro inseriu Menino Deus como referência no processo de evolução desta terra que foi fundada na base do saber popular, da cultura e da religiosidade.